O desenvolvimento da visão dos 0 aos 6 anos de idade

 

 

 

 

 

O desenvolvimento da visão do seu bebé ocorre desde o nascimento até aos 6-7 anos de idade.

 

Logo após o nascimento

 

Quando o seu bebé nasce, a sua visão é ainda muito imatura. Calcula-se que a sua acuidade visual seja de apenas 0.5/10, ou seja, a sua visão é muito pouco nítida e, basicamente, apenas é capaz de distinguir sombras e movimentos de forma grosseira. Ainda assim, logo após o nascimento o bebé humano é capaz de fixar, e até seguir um pouco, a face humana e objetos contrastados como o “olho de boi” ou uma bola vermelha pendente. Sim, o seu bebé não vê só o preto e branco! O vermelho é uma das primeiras cores a ser reconhecidas, normalmente logo após o nascimento e, progressivamente, o seu bebé vai ser capaz de reconhecer e ser estimulado pelas diferentes cores.

 

 

1º Mês

 

O seu bebé é capaz de seguir os objetos na linha horizontal. O seguimento faz-se por movimentos sacádicos, isto é, através de pequenos saltos do olhar (ainda não é capaz de seguir por movimentos suaves). Perante estímulos luminosos, o seu bebé vira a cabeça ou o olhar.

Entre as 6 e 8 semanas, estabelece o primeiro contacto ocular (e habitualmente o primeiro sorriso também)!

 

 

Entre o 2º e o 3ºmeses

 

O seu bebé estabelece e interessa-se cada vez mais pelo contacto ocular. Torna-se capaz de seguir objetos não apenas na linha horizontal, mas também na vertical e em círculo. A forma como segue os objetos também evolui, a partir dos 2 meses o olhar começa a fazer-se também por movimentos suaves de seguimento em adição aos movimentos sacádicos (estes ainda vão predominar nos próximos meses).

É nesta fase que o seu bebé revela especial interesse pelos mobiles do berço e em “ler os lábios”.

 

 

Entre o 3º e o 6ºmeses

 

Normalmente entre o 3º e o 4º mês o seu bebé começa a observar atentamente as próprias mãos. Este comportamento é o início da descoberta do próprio corpo!

A partir do 3º mês o bebé começa a aproximar-se do padrão de seguimento típico do adulto, com o progressivo predomínio dos movimentos suaves de seguimento.

Entre o 4º e o 5º mês procura os objetos com as mãos (nota: nesta fase é anormal revelar preferência por lado direito ou esquerdo, apenas a partir do 18º mês a lateralidade se começa a manifestar). Torna-se ainda capaz de seguir os objetos que cruzam a linha média do olhar.

Até ao 6º mês torna-se progressivamente mais capaz de observar brinquedos a cair ao chão ou a rebolar para longe. O raio de ação da sua visão alarga-se progressivamente. Aos 6 meses a acuidade visual é de cerca de 1/10.

 

 

Entre o 7º e o 10ºmeses

 

Nesta fase, o seu bebé começa a ter capacidade de observar objetos muito pequenos, como pequenas migalhas de pão, clips ou pequeninos pedaços de papel (inicialmente apenas lhes toca com o dedo, depois desenvolve o pinçar por volta dos 9 meses).

O interesse pelas fotografias e imagens surge em especial e o seu bebé é também capaz de reconhecer objetos parcialmente escondidos.

 

 

Entre o 11º e o 12ºmeses

 

A visão do seu bebé torna-se mais próxima do adulto. É capaz de se orientar dentro de casa e de reconhecer pessoas e imagens através da janela ou mais ao longe. A acuidade visual é ainda de cerca de 2/10.

 

 

Do 1º ao 6º ano de idade

 

Aos 24 meses (2 anos) a acuidade visual é de cerca de 3/10 e, entre os 3-4 anos, cerca de 5/10. Entre os 3 e 4 anos é muito importante a realização de um rastreio visual já que a criança se torna capaz de colaborar em testes adaptados de visão ao longe (imagens substituindo as letras) e em testes de estereopsia.

Progressivamente, a acuidade visual vai sendo aperfeiçoada atingindo o máximo de capacidade para visão ao perto e ao longe (10/10) por volta dos 6 anos de idade.