Como é o bebé nos primeiros dias?

Última revisão deste tema: 03/01/2016

Partilhe nas redes sociais:

 

 

 

O aspeto de um recém-nascido normal varia um pouco caso a caso e pode estar afetado pela experiência de parto vaginal. Partilhamos, por cada área do corpo do bebé, do geral ao particular, aquilo que pode encontrar.[1-2]

 

Aspeto geral

Segundo Heinz Prechtl [3] o recém-nascido tem 5 estados normais de consciência/vigília:

 

- Estado 1: dorme profundamente – olhos fechados e respiração regular, sem movimentos. Um recém-nascido pode dormir cerca de 16h em média por dia (consulte a secção Dormir: o sono do bebé) por isso um recém-nascido normal estará grande parte do tempo neste estado. Não se esqueça da segurança do bebé no sono.

- Estado 2: alterna entre sono/vigília – olhos fechados, respiração irregular e poucos movimentos.

- Estado 3: acaba de acordar ou vai adormecer – olhos abertos, poucos movimentos

- Estado 4: vigília e atividade – olhos abertos, muita atividade, sem choro

- Estado 5: choro – olhos abertos ou fechados, choro.

 

Os movimentos de um bebé devem ser todos simétricos (os braços ou pernas devem mover-se de forma igual em ambos os lados) e ritmados – consulte a secção Desenvolvimento – e não bruscos ou assimétricos.

 

Em relação aos braços e pernas, estes normalmente estão dobrados sobre si mesmos (em maior ou menor grau, embora não completamente) e junto ao corpo, e não completamente soltos e afastados do corpo.

 

É normal o peso do bebé diminuir nos primeiros dias, consulte a nossa secção sobe este tema.

 

 

Pele

Os bebés ao nascer estão cobertos por uma substância branca espessa, assim como fluido e sangue da mãe. Tudo isto sai com a primeira lavagem do bebé.

 

Em relação à cor, a pele de um bebé saudável tem uma coloração rósea, mas nas extremidades (mãos, dedos, pés e nos lábios) pode ocasionalmente parecer ligeiramente azulada. Nas primeiras duas semanas, é frequente os bebés terem uma coloração amarelada da pele – icterícia. Se for este o caso, consulte a nossa secção Pele – Icterícia para saber mais informação das causas, como vigiar e quais os sinais de alarme.

 

A pele pode ainda ter equimoses (“pisaduras”) e pequenas feridas traumáticas resultantes do parto vaginal. É normal.

 

É ainda frequente surgirem alterações da pele, eritemas próprios do recém-nascido e outras lesões benignas de carácter mais permanente (as chamadas “marcas de nascença”). Consulte a nossa secção sobre este tema para saber mais.

 

Para mas informação sobre os cuidados da pele ao recém-nascido, consulte ainda as nossas secções Pele - Cuidados e Banho.

 

 

Cabeça

Em primeiro lugar, a cabeça de um recém-nascido é grande em relação ao resto do corpo. A cabeça pode ainda estar ligeiramente deformada (em forma de cone) pelo parto vaginal, voltando ao normal normalmente em alguns dias.

 

Existem algumas zonas mais moles – conhecidas cada uma como “moleirinha” (fontanela é o termo médico) – onde os ossos ainda não uniram. Em média, a fontanela de maiores dimensões (a fontanela anterior) e que é facilmente reconhecida por todos, encerra ao 13º mês, mas pode encerrar entre o 3º (1% dos bebés) e o 24º mês (96% dos bebés) ou mesmo após (4% dos bebés).[4]

 

Em relação ao cabelo, alguns bebés nascem carecas outros nascem com cabelo (alguns até com ele já bem comprido!). Normalmente, o cabelo cai ao longo do primeiro mês para ser substituído por outro.

 

 

Face

A face pode estar inchada em caso de parto vaginal. Ambos os lados da cara devem ser simétricos.

Em relação aos olhos, estes estão predominantemente fechados mas, quando abrem, é possível ver a esclerótica (a parte “branca” do olho) completamente branca. Os movimentos são simétricos mas pode haver alguma assimetria nos movimentos no primeiro mês.

 

 

Pescoço

O pescoço não deve ter tumefações ou inchaços à inspeção ou palpação, nem deve estar sistematicamente rodado para um dos lados. O bebé consegue virar, sem dificuldade, a cara para ambos os lados.

 

 

Peito e barriga

A região mamária dos bebés pode estar ligeiramente inchada e, se palpar, sente mesmo uns “papinhos”. Esta situação é normal e deve-se à presença das hormonas da mãe no sangue do bebé, resolvendo ao fim de alguns dias ou semanas.

 

A barriga é normalmente redonda e ligeiramente procidente.

 

Em relação ao coto do cordão umbilical cai ao fim de uma a duas semanas. O seu médico ou enfermeiro assistente dirá a melhor forma de cuidar dele.

 

 

Genitais

Em ambos os sexos, os genitais frequentemente estão inchados nos primeiros dias. Consulte a nossa secção Fraldas Molhadas e Sujas para informação da cor e padrão normal da urina e das fezes nos primeiros dias.

 

Nas meninas pode acontecer haver um ligeiro corrimento nos primeiros dias, geralmente branco mas que também pode conter laivos de sangue. É uma situação transitória e normal, devendo-se à presença das hormonas da mãe no sangue da bebé.

 

Nos rapazes, a pele do prepúcio (ponta do pénis) está apertada e não deve ser retraída nesta fase. Os testículos devem ter tamanho igual. Em alguns casos (2 a 5% nos bebés de termo, 30% nos bebés prematuros [5]), um dos testículos ainda não desceu para o escroto, porém na maioria dos casos desce até aos 6 meses de idade.[5]

 

 

Consulte os restantes temas do nosso Bebé - Manual de Instruções!

 

 

 

REFERÊNCIAS

1. Uptodate. Patient information: newborn appearance. Sistema Uptodate (acedido em 03/01/2016).

2. Shelov SP et al. Caring for your baby and young child: birth to age 5. American Academy of Pediatrics. 5th edition. Bantam Books 2009.

3. Prechtl HF. The behavioural states of the newborn infant (a review). Brain Res. 1974 Aug 16;76(2):185-212.

4. Kiesler J. The abnormal fontanel. Am Fam Phys 2003; 67(12): 2547-50.

5. McKee-Garrett TM et al. Assessment of the newborn infant. Sistema Uptodate (acedido em 03/01/2016).