O BANHO DO BEBÉ

Última revisão deste tema: 26/12/2015

Partilhe nas redes sociais:

 

 

 

É um dos 3 elementos essenciais para o cuidado adequado da pele do bebé, a par com a hidratação e a proteção solar.

 

O banho é um momento único de interação entre o bebé/criança e o seu cuidador. Quatro aspetos que deve ter em conta no banho:

 

1. O que evitar no banho do bebé? Sabão forte, esponja dura/áspera e água quente. Todos estes elementos podem causar secura e irritação.

 

2. Que produto de limpeza usar para lavar o bebé? A água, por si só, é o elemento mais importante para a limpeza da pele do bebé! Basta colocar uma pequena quantidade de champõ para criança na água para ter tudo o que precisa! Não existem estudos que comparem diferentes tipos de produtos de limpeza.  Deve ser escolhido um adequado para recém-nascidos com pH neutro, e menor quantidade possível de corantes e perfumes.

 

3. Com que frequência dar o banho ao bebé? Nas primeiras semanas de vida, a frequência ideal para o banho é de 2-3 vezes por semana – nem tão elevada que possa irritar a pele do bebé, nem tão pouco frequente que possa comprometer a higiene da pele. A pele do bebé é de facto especialmente sensível. Por exemplo, as glândulas sudoríparas são menos desenvolvidas que a dos adultos tornando a pele dos bebés mais vulnerável à secura e irritação. 

 

4. Como enxaguar a pele do bebé? Após o banho, evitar esfregar a toalha na pele do bebé pois pode facilmente lesar a pele sensível.

 

 

Opções para dar o banho - balde ou banheira?

Tanto o balde como a banheira infantil são duas opções válidas para dar o banho ao seu bebé.

 

A banheira infantil é a opção classicamente mais escolhida. Pemite o banho do bebé em posição horizontal.

 

O balde tem ganho adeptos nos últimos anos. Permite o banho do bebé em posição vertical, simulando a posição fetal, que geralmente agrada a todos os bebés. Tem ainda a vantagem de ser fácil de usar e transportar (por exemplo em férias).

 

 

REFERÊNCIAS

1. Shelov, S.P., Caring for your baby and young child: birth to age 5. American Academy of Pediatrics, 2009. 5th Ed.

2. Novick N. Baby Skin: A Leading Dermatologist's Guide to Infant and Childhood Skin Care. Clarkson Potter, 1991.