Amamentar - tudo o que precisa de saber para ter sucesso

Última revisão deste tema: 07/09/2014

Partilhe nas redes sociais:

 

 

 

 

O leite materno tem inúmeros benefícios científicos quando comparado com os leites de fórmula (consulte a nossa secção do leite materno para saber mais, aqui). Amamentar é um processo fisiológico, natural ao ser humano, mas o seu início pode não ser o mais fácil! Para que o aleitamento materno ocorra adequadamente, é necessário que a mãe e o bebé estejam em sintonia! Amamentar é um desafio exigente para os dois - mamã e bebé - mas o papá também pode ajudar! O que o seu bebé espera de si é que lhe transmita a segurança e tranquilidade necessária para que ele/ala possa fazer a sua parte!

 

 

As 10 regras de ouro para ter sucesso

 

1. Conheça a fisiologia da produção do leite materno. Estar bem informada sobre como o seu leite é produzido após o nascimento dá-lhe segurança e confiança para aguentar os desafios e pequenas adversidades que possam surgir.

 

2. Após o nascimento na maternidade, ofereça a mama ao seu bebé o mais precocemente possível.

 

3. Conheça os 4 sinais de uma pega correta (ver imagem ao lado). Há bebés que já parecem nascer com um talento especial para realizar uma pega eficaz. No entanto, há também outros (provavelmente a maioria) em que é preciso uma maior persistência e ajuda da mãe.

 

4. Mesmo que a pega da mama esteja a ser especialmente difícil nos primeiros dias, evite a tentação de dar suplemento a não ser que haja uma indicação clínica clara. Se possível, dê esta indicação aos profissionais de enfermagem da maternidade, que a auxiliarão no processo.

 

5. Evite oferecer a chupeta nos primeiros dias, antes de ter a certeza de ter estabelecido uma boa pega com o seu bebé.

 

6. Relaxe e disfrute do seu bebé com tranquilidade! O stress, o medo e a ansiedade são os maiores inimigos à produção do leite materno. Não sofra por antecipação - segundo os estudos, mais de 95% das mães têm capacidade para produzir leite suficiente, portanto, a grande probabilidade é ter capacidade para dar o melhor alimento para o seu bebé - o seu leite.

 

7. Após a saída da maternidade, marque o mais atempadamente possível consulta com o seu médico e enfermeiro assistentes. A ajuda destes profissionais é fundamental. Para além de avaliarem o seu bebé, estes profissionais poderão retirar todas as suas dúvidas, acompanhá-la e orientá-la nos problemas que possam surgir. 

 

8. Evite períodos longos sem amamentar. A sucção do leite é o maior estímulo para produzir mais leite. Se, por qualquer motivo, tiver que se ausentar do seu bebé, retire leite com uma bomba própria. 

 

9. Não coloque tudo em cima dos seus ombros. Aceite a ajuda do pai e da família e amigos. A sua mãe e avó poderão ajudá-la no processo de amamentação. O pai e restantes familiares poderão aliviá-la de outras coisas para que possa estar mais concentrada no processo.

 

10. Confie em si e no seu bebé.

 

 

Quando saber que o meu bebé quer mamar?

 

Cada bebé é um ser individual e todos reagimos de maneira diferente quando estamos a ficar com apetite!

 

Não se preocupe, mais cedo do que pensa aprenderá a reconhecer os pequenos sinais que o seu bebé lhe transmite. Eis alguns dos sinais que podem sugerir que o bebé quer mamar:

 

- Irrequietude

 

- Movimento rápido dos olhos

 

- Movimentos de sucção

 

- Levar a mão/punho à boca

 

 

Quantas vezes dar a mama ao bebé?

 

Nas primeiras semanas, deve dar mama ao bebé a cada 1 a 3 horas, pelo menos 8 vezes por dia.

 

 

Por quanto tempo?

 

Esta pergunta o seu bebé saberá responder melhor! Entre bebés, é muito variável o tempo que demoram a mamar, havendo alguns que mamam muito rapidamente, outros que demoram mais tempo. O importante é que permita o tempo que o bebé desejar até abandonar o mamilo. Se o bebé tem uma pega correta, não será por estar mais tempo que aumentará a probabilidade de desenvolver gretas ou outras complicações.

 

 

Como sei que estou a dar leite suficiente ao meu bebé?

 

Esta é uma fonte frequente de ansiedade dos pais pois não existe uma fonte objetiva que indique quanto o bebé está a mamar. No entanto. existem vários sinais indiretos que nos informam que o processo está a correr bem - vejam no quadro ao lado.

 

Note que se o seu bebé lhe pede a mama pouco depois de ter sido alimentado não é necessariamente por ter fome. Existem várias causas, para além da fome, para o bebé lho pedir, como adquirir sensação de conforto ou um ritual para o ajudar a adormecer.

 

 

Disseram-me que há mães que têm leite fraco. Isso é verdade?

 

Mãe, isto não existe. Se é saudável e tem uma dieta equilibrada, o leite humano tem, como já referimos atrás, inúmeras vantagens, cientificamente comprovadas, em relação aos leites adaptados.

 

Os 4 sinais para uma pega correta e eficaz

 

Nesta secção encontra os 4 sinais de uma técnica de pega eficaz que permitirão ao seu bebé retirar o máximo rendimento da mamada!

 

Alguns bebés parecem nascer com estes truques já bem sabidos, necessitando de pouca ou nenhuma intervenção. Outros precisam de uma ajuda da mãe, em maior ou menor grau, para atingir os 4 objetivos. Alguns bebés, especialmente os que nascem mais precocemente, demoram muitos dias até alcancarem uma técnica de pega adequada! Mantenha a calma, nós humanos já fazemos isto há milhares de anos :)

 

Os quatro sinais são então:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. A aréola deve ser visualizada mais acima que abaixo

 

2. A boca do bebé deve estar bem aberta

 

3. O lábio inferior deve estar virado para fora

 

4. O queixo do bebé toca na mama

 
Se tiver alguma dúvida, recorra ao seu médico ou enfermeiro assistente!
Como sei que estou a produzir leite suficiente?

 

 

1. Pelo peso do bebé.

 O bebé não perdeu mais do que 7-10% do seu peso nos primeiros dias de vida. O bebé recuperou o seu peso ao 15º dia de vida.

 

2. Pela quantidade de fraldas molhadas.

Após os 4 dias de vida, o seu bebé produz entre 4 a 6 fraldas molhadas por dia. A urina não é escura mas sim quase transparente e não tem sedimento identificável. 

 

3. Pela qualidade das fraldas sujas.

As fezes tornam-se mais claras, da cor da mostarda, e aquosas, ocorrendo geralmente após cada mamada (pelo menos 3 vezes por dia). Isto só acontece se a qualidade do seu leite é adequada, isto é, cremoso e rico em calorias.

 

4. Pela avaliação da amamentação.

Se produz leite suficiente, ao fim de alguns dias sente os seus peitos tensos e cheios de leite. 

O leite pode sair sem sucção ("reflexo de ejeção do leite") na presença do bebé ou após o início da mamada.

Sente o bebé engolir o leite a cada 1-2 sucções.

Algumas gotas de leite podem jorrar dos lados da boca do bebé enquanto ele mama.

O bebé fica tranquilo após a mamada e adormece rapidamente.

 

Devo acordar o bebé de noite para mamar?

 

Após os primeiros dias, tendo a confirmação da evolução favorável do peso, se o bebé não pedir em geral não existe necessidade em acordá-lo de  propósito para se alimentar no período noturno.

 

Tal como nós, adultos, os bebés não precisam de se alimentarem no período noturno para suprir as necessidades calóricas. Ao longo do dia existe mais que ocasiões para compensar o jejum noturno!